ESCUTA PEDAGÓGICA QUALIFICADA: Ação preventiva no processo ensino-aprendizagem na educação profissional no CBV-IFRR

Autores

  • Roselis Bastos da Silva IFRR
  • Maria Elisângela Lima dos Santos IFRR
  • Dalva Moraes dos Santos Escola Estadual Gonçalves Dias

Palavras-chave:

Assessoramento pedagógico, Escuta pedagógica qualificada, Permanência e êxito, processo ensino - aprendizagem.

Resumo

Os desafios educacionais brasileiros são históricos e sistemáticos nos diversos níveis e modalidades de ensino, com as políticas públicas e os orçamentos financeiros em constantes reformulações e limitações, cujos reflexos podem ser percebidos na educação técnica e  profissional nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS), particularmente, na Educação de Jovens e Adultos - EJA, que cotidianamente, deparam-se com diversos fatores que impactam na sua formação, qualificação profissional e pleno exercício da cidadania. Assim, os estudantes que ingressam nos Cursos Técnicos Subsequentes (pós-médio) no CBV-IFRR são acompanhados pelo Departamento de Apoio Pedagógico e Desenvolvimento Curricular (DAPE)/Campus Boa Vista (CBV) - IFRR, a partir do Assessoramento Pedagógico realizado pelas pedagogas/servidoras, que articulando os diversos serviços e ações junto as instâncias, setores e servidores/profissionais, que executam as ações pedagógicas e  de assistência estudantil imprescindíveis a permanência e êxito durante o percurso formativo dos mesmos, assim como a política de acompanhamento aos estudantes egressos (mercado de trabalho). Neste sentido, a Escuta Pedagógica Qualificada tem como objetivo de promover o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem, que impactam diretamente na permanência e êxito durante o percurso formativo,  a partir do fomento a participação e contribuição dos estudantes na melhoria e aperfeiçoamentos dos aspectos didático-pedagógicos, do ensino e institucional, considerando a complexidade e desafios permanentes no contexto educacional do CVB-IFRR. E a metodologia utilizada neste projeto consiste na visita as turmas orientações sobre o papel do DAPE e demais instâncias, setores (serviços e profissionais/servidores), a sensibilização quanto a participação aos estudantes dos cursos supracitados na ação e aplicação de formulário/questionário online, semestralmente, estruturado em 10 (dez) questões de múltiplas escolhas e respostas abertas. Posteriormente, os dados são tabulados, resultando em relatórios disponibilizados aos gestores do ensino (diretor de ensino, coordenadores de cursos, diretora pedagógica), para os encaminhamentos e intervenções necessárias no âmbito educacional. Ou seja, a Escuta Pedagógica Qualificada compreende ações pedagógicas de visita as turmas,  aplicação do questionário, elaboração do relatório, feedbacks aos estudantes, gestores do ensino e professores, enquanto ação preventiva nos processos de evasão e retenção durante o percurso formativo. Os resultados têm demonstrado a importância e a necessidade do acompanhamento pedagógico contínuo e periodicamente, nos diversos aspectos, dentre os quais podemos mencionar: a qualidade do ensino do CBV/IFRR, formação e qualificação profissional requerida pelo mercado de trabalho e outros. Portanto, a presente ação pedagógica estratégica é desenvolvida pelo Assessoramento Pedagógico do DAPE juntos aos estudantes dos Cursos Técnicos Subsequentes no fomento ao aprimoramento e redimensionamento no processo ensino-aprendizagem, fomento ao protagonismo estudantil, a gestão participativa, subsídio a gestão do ensino e  cumprimento da missão institucional.

 

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Publicado

2024-12-13