A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL E O MUNDO TRABALHO: Quais as expectativas dos estudantes de ensino médio sobre a atuação do CBVZO/IFRR depois da formatura??
Palavras-chave:
Mundo do trabalho, Formação integral, Jovens, PolitecniaResumo
O presente trabalho visa investigar as expectativas de jovens concluintes do ensino médio técnico e profissional, a saber, aqueles dos cursos que finalizam em 2024 no campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima. Em meio à prática docente cotidiana, muitas vezes se perde de vista a análise das expectativas dos estudantes em relação ao que farão com os ensinamentos compartilhados em sala de aula e com sua formação técnica aliada ao ensino médio. Nesse sentido, a escola surge como importante vetor para que os estudantes sigam aprendendo mesmo após o desligamento do ensino médio, tendo em vista que o IFRR possui formações subsequentes ao ensino médio como graduações, cursos técnicos e pós-graduações. O objetivo da pesquisa é compreender que atuação esses estudantes esperam da instituição a partir do momento em que se tornam egressos dela. O problema a ser investigado é como o IFRR pode acompanhar, auxiliar e oferecer ferramentas para que seus estudantes continuem seguindo o caminho da reflexão crítica sobre seu papel enquanto trabalhador, prestando serviços que possam fomentar sua formação continuada e integral. Espera-se, desse modo, por meio de questionário que compõe estratégia de método quantitativo com posterior aplicação de um grupo focal, esse qualitativo, aprofundar o conhecimento sobre as reais perspectivas e anseios dos estudantes a respeito do suporte da instituição posteriormente à formatura. Os resultados que podem daí advir vão no sentido de fomentar políticas e ações do IFRR em relação a cursos a serem ofertados, iniciativas voltadas ao mundo do trabalho, bem como intensificar o diálogo e interação desses futuros egressos com a instituição.