ESCOLHA CERTA: Orientação Vocacional para alunos do Ensino Médio

Autores

  • Marilda Vinhote Bentes IFRR
  • Carlos Eduardo Bentes Ramos IFRR
  • Ana Raab Bentes Nogueira IFRR

Palavras-chave:

Escolha Profissional, Ensino Médio, Orientação Vocacional, Trajetória Acadêmica

Resumo

A ausência de uma orientação vocacional adequada pode influenciar decisões que impactam negativamente a trajetória educacional e profissional dos estudantes. Em Boa Vista-Roraima, a situação não é diferente. Por isso, o projeto “Escolha Certa: Orientação Vocacional para Alunos do Ensino Médio” visa oferecer palestras de orientação vocacional para alunos do ensino médio de escolas públicas, auxiliando-os a fazer escolhas acadêmicas e profissionais mais conscientes. A base teórica do projeto é defendida a partir da importância da orientação vocacional para alinhar interesses e habilidades dos indivíduos às suas escolhas profissionais, promovendo maior satisfação e sucesso na carreira. A metodologia do projeto inclui discussões em grupo e palestras inspiradoras com profissionais atuantes no mercado de trabalho. Em andamento desde outubro deste ano, a execução ocorre na Escola Estadual Professor Carlos Casadio, em Boa Vista-Roraima, com participação de trezentos jovens e dividida em várias etapas. A primeira fase envolveu o planejamento das ações e visitas às escolas para divulgação do projeto e inscrições; a segunda fase organizou equipes de voluntários; e a terceira, prevista para o final de novembro, consiste em palestras com profissionais de diversas áreas do conhecimento. Além disso, o projeto integra ensino, pesquisa e extensão, com apresentação das etapas desenvolvidas, em formato de pôster, no Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (SEINPE). Na última etapa, será elaborado um relatório geral com o acompanhamento e análise dos resultados obtidos. Embora o projeto ainda esteja em execução, espera-se que os estudantes atendidos alcancem maior clareza em suas escolhas acadêmicas e profissionais, promovendo um direcionamento mais assertivo e, como consequência, uma possível redução na taxa de evasão do ensino superior. Para mensurar o impacto do projeto, serão aplicados questionários antes e depois das orientações, avaliando a satisfação e o nível de clareza dos alunos quanto às suas escolhas.

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Publicado

2024-12-13