QUAL (QUAIS) CAMINNHO(S) SEGUIR? Percepções dos estudantes do 3º ano do curso técnico em administração no pós-ensino médio do IFRR/CBVZO
Palavras-chave:
Educação, Ensino Médio, Educação Profissional e TecnológicaResumo
O que fazer após a finalização do ensino médio pode ser uma pergunta que assola muitos estudantes, especialmente porque muitos podem não ter consciência de que decisão tomar quando do término desse ciclo formativo. Ressalta-se a importância de se considerar os estudantes como protagonistas de suas histórias e, nesse percurso, levar em conta as suas particularidades, em função das mudanças e transformações pelas quais passam nessa fase da vida. A escola, portanto, torna-se um espaço significativo na formação destes jovens, podendo contribuir sobremaneira nas decisões por eles tomadas. Assim, surge a pergunta norteadora deste estudo: os estudantes do 3º ano do curso técnico em administração integrado ao ensino médio do IFRR / CBVZO têm definido o caminho a seguir após a conclusão desta etapa formativa? Na mesma lógica deste questionamento, o objetivo geral da pesquisa é analisar as percepções dos estudantes do 3º ano do curso técnico em administração integrado ao ensino médio do IFRR / CBVZO acerca do (s) caminho (s) a seguir após a finalização deste ciclo formativo. Esse objetivo geral se desdobra em três objetivos específicos, a saber: a) identificar qual (quais) caminho (s) os estudantes pretendem seguir após a conclusão do ensino médio; b) mapear as razões apresentadas pelos estudantes no que se refere aos caminhos que estes pretendem seguir; e c) analisar os caminhos pretendidos e as razões mapeadas à luz do ciclo formativo destes estudantes no IFRR / CBVZO. Adotou-se uma abordagem metodológica quali-quantitativa. A pesquisa também pode ser classificada como descritiva, interpretativa e exploratória. Realizou-se uma revisão de literatura em materiais já publicados na área educacional, com foco no problema do estudo e o seu objetivo. A população da pesquisa englobou 128 (cento e vinte e oito) estudantes, que compõem quatro turmas do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, e a amostra 127 (cento e vinte e sete) estudantes, excetuando-se a estudante bolsista que desenvolveu o estudo. Os dados ainda serão coletados, pois visando seguir todos os preceitos éticos da pesquisa com seres humanos, estamos aguardando a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética (CEP). Após essa aprovação, o campo será realizado (coleta de dados) por meio de questionário elaborado no Google Forms, com foco em alcançar os 100% da amostra do estudo. Como critério de inclusão considera-se os estudantes matriculados nas turmas do 3º ano do curso técnico em administração integrado ao ensino médio do IFRR / CBVZO. Já como critério de exclusão, os estudantes que não manifestem interesse em participar da pesquisa ou, ainda, àqueles que não assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou não entreguem o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) devidamente assinado. Em seguida, procederemos com a análise dos dados, considerando a estatística descritiva e a abordagem quantiqualitativa. Os dados quantitativos inicialmente serão tabulados e analisados, posteriormente, subsidiando os dados qualitativos. Assim, espera-se com o estudo obter dados que possam, além da promoção de reflexões, contribuir para subsidiar a formulação de estratégias institucionais voltadas para a verticalização do ensino no Campus.