LETRAMENTO RACIAL: Rompendo com o discurso e as práticas sociais
Palavras-chave:
Educação Antirracista,, Letramento, Identidades, DiscursoResumo
No Brasil, a educação antirracista é uma abordagem pouco difundida nas escolas, contudo o preconceito, a discriminação e as injustiças raciais caracterizam um problema atual, não se trata apenas de um legado histórico, mas, sobretudo, um fenômeno social que se reproduz todos os dias, em vários espaços sociais. A formação de estudantes por meio do letramento racial é uma ferramenta para uma educação antirracista, o termo nos remete a um estágio posterior à alfabetização. Neste contexto, apresentamos dados parciais; o projeto teve como objetivo promover o letramento racial no ambiente escolar contemplando a inserção das diferentes identidades e diversidade cultural, fortalecendo uma educação antirracista, foi desenvolvido um trabalho coletivo, envolvendo estudantes do IFRR dos cursos técnicos em Agropecuária e Agroindústria, com uma turma de cada curso, a primeira turma pertencentes ao módulo II e a segunda módulo IV, totalizando 2 turmas. Quanto à aplicação da proposta e a metodologia, as atividades foram desenvolvidas às quartas-feiras por meio de cronograma para atendimento semanalmente no CNP, onde ocorreram exibição de filme, roda de conversas e debate, com a participação de estudantes, equipe do projeto e a equipe do Neabi/IFRR/CNP. Este trabalho desenvolveu ações que nos permitiu perceber como as identidades raciais são construídas e como a escola lida com manifestações racistas. Portanto, buscamos promover mudanças no discurso e nas práticas diárias no contexto escolar e em interações sociais externas a ela, principalmente no que se refere ao enfrentamento e combate ao racismo.