TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR EM MATEMÁTICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Palavras-chave:
Ensino, Matemática, Tecnologias digitaisResumo
O uso de tecnologias digitais (TD) no ensino superior tem transformado a maneira como o conhecimento é transmitido e assimilado. No campo da matemática, essas inovações têm promovido uma aprendizagem mais interativa. Essa interatividade está relacionada ao aluno-professor, aluno-tecnologias e professor - tecnologias, ambos interagindo entre si. Nesse contexto, o professor deixa de ser o centro de todo saber. Entretanto, a adoção dessas tecnologias não é uniforme, variando conforme a instituição, os recursos disponíveis e as competências dos docentes. Compreender quais tecnologias digitais estão sendo utilizadas pelos professores de Matemática no ensino superior, bem como as metodologias de uso, é fundamental para avaliar o impacto dessas ferramentas na educação e identificar boas práticas que possam ser replicadas em outras instituições. Este artigo tem como objetivo identificar quais as tecnologias digitais utilizadas pelos professores de matemática de uma instituição de ensino tecnológico na região norte. A pesquisa é do tipo qualitativa. Será adotado como abordagem o estudo de caso. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário. Após as análises podemos constatar que os professores utilizam como tecnologia o Software Geogebra. Portanto, o uso de tecnologias digitais, especialmente o software GeoGebra, tem se mostrado uma tecnologia relevante no ensino da Matemática em nível em todos os níveis de ensino, promovendo uma aprendizagem mais interativa e dinâmica. A pesquisa destaca, assim, a necessidade de políticas institucionais que incentivem e sustentem a adoção de ferramentas digitais e promovam a capacitação docente, possibilitando uma experiência de ensino mais inovadora e alinhada às demandas educacionais atuais.