CONTRIBUIÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA FACILITAR O ACESSO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL A ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, TURNO VESPERTINO, DA ESCOLA ESTADUAL DR. ULYSSES GUIMARÃES, NA CIDADE DE BOA VISTA, RORAIMA.
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Robótica, TecnologiaResumo
O projeto apresenta as contribuições das tecnologias relacionadas à Robótica Educacional, destacando como foco as Inteligências Artificiais enquanto metodologia educacional criativa e ativa em uma Escola pública. A iniciativa para o desenvolvimento do referido projeto contou com a participação dos alunos do 8º (oitavo) ano, da turma “84” (oitenta e quatro) do turno vespertino, do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, na cidade de Boa Vista, Roraima, com o objetivo de contribuir para a formação dos estudantes e despertar o interesse pela área da robótica Educacional incentivando os estudantes a conhecerem e a explorar os assuntos relacionados ao uso da Inteligência Artificial. Tal iniciativa se justifica pelo fato dos estudantes das escolas públicas dos anos finais do Ensino Fundamental não terem acesso a estudos que envolvem o campo da robótica e, o ensino ainda se encontrar distante da tecnologia. A metodologia aplicada no desenvolvimento das atividades contemplou 5 (cinco) etapas: Etapa 1: Aplicação de questionários para se obter um diagnóstico dos conhecimentos em relação à robótica e uso da Inteligência Artificial; Etapa 2: Realização de uma palestra relacionada ao uso de Inteligências Artificiais; Etapa 3: Prática de atividades com destaque ao conhecimento da robótica e ferramentas de Inteligência Artificial, Leonardo AI e Vidnoz AI; Etapa 4: Orientação e construção de um holograma em escala reduzida, com utilização de materiais recicláveis, com a proposta de sensibilizar o público alvo à sustentabilidade na área da tecnologia; e Etapa 5: Análise e discussão dos resultados, onde foi oportuno verificar o progresso na aprendizagem quanto ao conhecimento e aplicação da robótica e da inteligência Artificial, sobretudo na construção do holograma, o que proporcionou o entendimento e melhoria de suas atividades em sala de aula, em específico no ensino da matemática. Nos resultados conferiu-se a envoltura, o despertar, o interesse e o encanto dos estudantes pela Robótica, confirmando o significado benéfico do uso da tecnologia no exercício das atividades, o que na prática fortaleceu a aprendizagem dos alunos, bem como a demonstração do êxito nos objetivos propostos, gerando expectativas futuras quanto ao uso da Robótica Educacional e da Inteligência Artificial para a melhoria do desempenho dos discentes do 8º (oitavo) ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães. Ressalta-se que esse projeto foi realizado a partir da aprovação do Programa de Bolsa Acadêmica de Extensão - PBAEX.