COMPREENDENDO A GESTÃO E A GOVERNANÇA COM JOGOS DE RPG COLABORATIVOS

Autores

  • ADNELSON JATI BATISTA IFRR

Palavras-chave:

Gamificação, Gestão, Governança

Resumo

A proposta "Compreendendo a Gestão e Governança com jogos de RPG colaborativos" apresenta três jogos interativos de tabuleiro, criados para divulgar e explorar os principais aspectos da gestão e governança no contexto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Roraima (IFRR). A iniciativa responde a uma demanda da Comissão Própria de Avaliação (CPA) identificada no Plano de Melhorias, visando promover a compreensão da missão, visão, valores e eixos estratégicos do PDI de maneira inovadora e acessível. Os jogos são direcionados a estudantes, servidores e à comunidade externa, proporcionando maior entendimento sobre o funcionamento institucional e seus desafios. A proposta busca promover a internalização dos valores institucionais, a reflexão sobre os princípios éticos e o fortalecimento de práticas de gestão e governança no âmbito do IFRR. Por meio de jogos, o projeto incentiva a adoção de conceitos como transparência, sustentabilidade, inovação e responsabilidade ética. No jogo “Gestão e Governança” os jogadores assumem papéis de gestores e enfrentam desafios reais simulando a tomada de decisões que afetam a missão, visão e planejamento estratégico do IFRR. O jogo “Valores" aborda dilemas éticos relacionados aos valores institucionais e dos servidores públicos, incentivando decisões baseadas em responsabilidade e ética. O jogo “Gestão Estratégica e Governança" é focado em resolver problemas de governança institucional e inovação, com aplicação de conceitos de sustentabilidade e gestão estratégica para alcançar os objetivos e metas do IFRR. Os jogos foram aplicados, integrando atividades como rodadas curtas e dinâmicas guiadas por estudantes. Durante o evento, os participantes experimentaram os jogos em um estande interativo, com tabuleiros e peças físicas, promovendo uma experiência tátil, visual e colaborativa. Os grupos enfrentaram desafios e tomaram decisões que simularam situações reais da gestão institucional. Os testes realizados durante o evento demonstraram um alto nível de engajamento dos participantes. Os jogos não apenas facilitaram a compreensão dos princípios de gestão e governança, mas também estimularam a colaboração, a tomada de decisões coletivas e a reflexão ética. Participantes relataram maior clareza sobre a missão e os valores do IFRR, além de maior interesse em contribuir para o sucesso da instituição. Ao final do projeto, espera-se que os participantes tenham adquirido uma visão mais aprofundada dos princípios que orientam o IFRR, além de fomentar um ambiente colaborativo e ético que contribua para o avanço da gestão pública e educacional.

Biografia do Autor

  • ADNELSON JATI BATISTA, IFRR

    Mestre em Ciências (Área de Concentração em Educação Agrícola) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ (2015); especialista em Matemática Pura e Aplicada pela UFRR (2004); e Licenciado em Matemática pela UFPA (2002). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (desde 2007). Ademais, estive à frente da Coordenação de Pesquisa do Campus Novo Paraíso, no período de 1/1/2010 a 5/2/2012; da Coordenação de Pesquisa do Campus Boa Vista, no período de 1/4/2013 a 20/10/2013; da Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática, no período de 21/10/2013 a 31/07/2015; da Direção do Departamento de Ensino Técnico das Áreas de Indústria, Infraestrutura e Informática (Deiinf), no período de 1/8/2015 a 31/03/2016; da Presidência da Comissão Própria de Avaliação do IFRR (CPA); da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no período de 21/12/2020 a 7/10/2021; da Direção da Agência de Inovação do IFRR (AGIF/IFRR), no período de 7/10/2021 a 25/07/2022). Neste momento, estou à frente da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) desde de 26/7/2022. Sou membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq Grupo de Estudos de Energias do Extremo Norte (desde setembro de 2017) e Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e suas Tecnologias (desde março de 2020). Além disso, sou um curioso na área de Eletrônica, Robótica e Automação. Das ações que coordenei, as que mais me cativaram foram o Museu Interativo da Matemática (MIM) e o Campeonato de Jogos Matemáticos (CJM). Meu propósito de vida é usar minha dedicação e criatividade para inspirar e colaborar com pessoas que queiram, assim como eu, democratizar a educação em toda a sua amplitude por meio do AMOR, proporcionando às pessoas uma maior qualidade de vida, no mínimo respeitando a si, o outro e a natureza.

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Publicado

2024-12-13