UM OLHAR REFLEXIVO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NUMA ABORDAGEM INTEGRAL

  • MARILENE ARAUJO PORTELA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Patrícia de Paiva Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Maristela Bortolon de Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)
Palavras-chave: História, Implementação, Ensino Médio Integral

Resumo

Lançar um olhar sobre a história envolvendo o Ensino Médio no Brasil é necessário como forma   de compreender o atual contexto em que ele está inserido, bem como entender seus objetivos, seus direcionamentos e suas perspectivas. Em outras palavras, estudar a história por trás dessa etapa da educação básica é primordial para compreender as entrelinhas que configuram o cenário e trajetória desse ensino, além de conceder possibilidades de uma melhor interpretação relacionada a sua implementação na visão de uma abordagem integral. Uma concepção que compreende que o ensino deve propiciar ao aluno uma formação integral, que lhe possibilite uma educação significativa.  Assim, o objetivo deste artigo é apresentar como se deu o processo de implementação do Ensino Médio em uma abordagem integral, realizando para isso um estudo bibliográfico de modo crítico e   reflexivo, de cunho qualitativo. E podemos constatar que a implantação de diferentes processos ofertados ao Ensino Médio objetivava atender à demanda social e econômica da sociedade, incluído a formação global do sujeito no decorrer do processo.

Biografia do Autor

MARILENE ARAUJO PORTELA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Pós-graduanda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Patrícia de Paiva Mesquita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Pós-graduanda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Maristela Bortolon de Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC).

Publicado
2023-03-11