CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO CONCEITUAL DE TECNOLOGIA SOCIAL, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EXTENSÃO TECNOLÓGICA NO ÂMBITO DA REDE FEDERAL

  • Edvaldo Pereira da Silva IFRR
Palavras-chave: Inovação Tecnológica, Tecnologia Social, Extensão Tecnológica

Resumo

Este texto, construído com base nas experiências do autor e subsidiado com informações colhidas em produções bibliográficas especializadas, visa prestar contribuição ao debate acadêmico no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), em busca da compreensão dos conceitos dos termos Tecnologia Social (TS), Inovação Tecnológica (IT) e Extensão Tecnológica (ExT), em especial no contexto das ações da política de extensão a ser implementada pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), segundo os pressupostos da Lei 11.892/08. Na sua elaboração, foi inevitável, mesmo que de forma superficial, tecer considerações também sobre as políticas de pesquisa e de ensino desenvolvidas no âmbito dos IFs, embora esses dois eixos não se constituam em temas específicos da abordagem.  Fundamentado em pressupostos de entendimentos sobre os sentidos dos termos em questão, o texto busca identificar as articulações que eles promovem entre si ou que se tornam necessárias ao ato de planejar e executar as ações da política de extensão para os IFs, segundo a perspectiva tecnológica. Para tanto, a compreensão de sentidos para a ExT foi construída a partir da identificação das atividades que são comumente desenvolvidas sob a égide desse eixo e de considerações sobre suas especificidades. O texto busca ainda demonstrar que, via de regra, para além das percepções e entendimentos desses termos, tem prevalecido a perspectiva da atenção às exigências do processo produtivo, do mercado e dos pressupostos do desenvolvimento econômico. Entretanto, no cotidiano institucional dos IFs, há também espaços sociais viáveis e possíveis de serem preenchidos e ocupados por meio do desenvolvimento de ações da política de ExT, de forma articulada tanto à IT quanto à TS. Vislumbra-se essa possibilidade, desde que o foco das atenções e o direcionamento das atividades levadas a efeito estejam voltados também para a atenção aos sujeitos sociais na perspectiva do desenvolvimento social, humano e comunitário, e não somente para os interesses do processo produtivo e do capital.

Biografia do Autor

Edvaldo Pereira da Silva, IFRR

Licenciado em Educação Física pela UFSM

Mestre em Ciências pela UFRRJ

Doutor em Ciências Sociais pela UNISINOS

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Publicado
2016-12-22