CONTRIBUIÇÕES À COMPREENSÃO CONCEITUAL DE TECNOLOGIA SOCIAL, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EXTENSÃO TECNOLÓGICA NO ÂMBITO DA REDE FEDERAL

Autores

  • Edvaldo Pereira da Silva IFRR

Palavras-chave:

Inovação Tecnológica, Tecnologia Social, Extensão Tecnológica

Resumo

Este texto, construído com base nas experiências do autor e subsidiado com informações colhidas em produções bibliográficas especializadas, visa prestar contribuição ao debate acadêmico no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), em busca da compreensão dos conceitos dos termos Tecnologia Social (TS), Inovação Tecnológica (IT) e Extensão Tecnológica (ExT), em especial no contexto das ações da política de extensão a ser implementada pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), segundo os pressupostos da Lei 11.892/08. Na sua elaboração, foi inevitável, mesmo que de forma superficial, tecer considerações também sobre as políticas de pesquisa e de ensino desenvolvidas no âmbito dos IFs, embora esses dois eixos não se constituam em temas específicos da abordagem.  Fundamentado em pressupostos de entendimentos sobre os sentidos dos termos em questão, o texto busca identificar as articulações que eles promovem entre si ou que se tornam necessárias ao ato de planejar e executar as ações da política de extensão para os IFs, segundo a perspectiva tecnológica. Para tanto, a compreensão de sentidos para a ExT foi construída a partir da identificação das atividades que são comumente desenvolvidas sob a égide desse eixo e de considerações sobre suas especificidades. O texto busca ainda demonstrar que, via de regra, para além das percepções e entendimentos desses termos, tem prevalecido a perspectiva da atenção às exigências do processo produtivo, do mercado e dos pressupostos do desenvolvimento econômico. Entretanto, no cotidiano institucional dos IFs, há também espaços sociais viáveis e possíveis de serem preenchidos e ocupados por meio do desenvolvimento de ações da política de ExT, de forma articulada tanto à IT quanto à TS. Vislumbra-se essa possibilidade, desde que o foco das atenções e o direcionamento das atividades levadas a efeito estejam voltados também para a atenção aos sujeitos sociais na perspectiva do desenvolvimento social, humano e comunitário, e não somente para os interesses do processo produtivo e do capital.

Biografia do Autor

  • Edvaldo Pereira da Silva, IFRR

    Licenciado em Educação Física pela UFSM

    Mestre em Ciências pela UFRRJ

    Doutor em Ciências Sociais pela UNISINOS

    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Downloads

Publicado

2016-12-22