CARVÃO DO RESÍDUO DE PALMEIRAS (ARECACEAES) E DO OURIÇO DA CASTANHA DO BRASIL ATIVADO QUIMICAMENTE COM HIDRÓXIDO DE SÓDIO (NAOH) E SUA EFICIÊNCIA NA POTABILIDADE DE ÁGUA

  • Braulio Crisanto Carvalho da Cruz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP)
  • Euricos da Silva Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP)
Palavras-chave: Carvão, Filtro, Água

Resumo

Na região sul de Roraima, principalmente nas áreas rurais, a água que chega às torneiras é proveniente de poços do tipo cisterna e de rios. Essa água, muitas vezes, não sofre nenhum tratamento físico, químico ou biológico, podendo acarretar uma série de problemas à saúde da população. O carvão ativado de resíduos de palmeiras e do ouriço da castanha-do-brasil é uma alternativa de baixo custo para a produção de  filtros com alta eficiência no sequestro de substâncias indesejáveis da água. O presente estudo teve como objetivo avaliar as características físico-químicas de carvão ativado de diferentes resíduos de palmeiras (caroço de açaí e caroço de tucumã) e do ouriço da castanha-do-brasil e sua eficiência no tratamento da água. Foi possível observar que, nos tratamentos realizados, o caroço de açaí apresentou maior eficiência na remoção de substâncias químicas da água e que, portanto, pode ser utilizado, após a queima e a ativação, como elemento filtrante da água .

Biografia do Autor

Braulio Crisanto Carvalho da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP)

Graduação em Zootecnia pela UESB

Mestrado em Produção Animal pela UESB

Doutorado em Produção de Ruminantes pela UESB

Professor do IFRR/Campus Novo Paraíso

Euricos da Silva Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP)

Discente do curso Técnico em Agroindústria do IFRR/Campus Novo Paraíso

 

Publicado
2017-12-22