SISTEMA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR:

UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DO BRASIL E DO CENÁRIO INTERNACIONAL

Autores

  • Ana Cláudia de Oliveira Lopes Unesp
  • José de Souza Rodrigues UNESP
  • Arminda Eugenia Marques Campos UNESP
  • Paulo Sérgio Romeu Alvarenga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR/ UNESP

Palavras-chave:

Sistemas de avaliação, Ensino Superior, Cenário internacional

Resumo

Este artigo resultou de uma pesquisa realizada na base de dados SciELO Brasil e teve por objetivo analisar os sistemas de avaliação no ensino superior no Brasil e no cenário internacional. A metodologia utilizada foi a exploratória; e a pesquisa, bibliométrica. Foram pesquisadas, no período de 2006 a 2017, publicações com as palavras-chave “sistemas de avaliação”, “educação superior” e “cenário internacional” A pesquisa indicou que a avaliação no ensino superior é um tema relevante no contexto brasileiro e que, nos moldes atuais, há pouca valorização do instrumento de autoavaliação produzido pelas instituições de ensino superior (IES) e morosidade na aplicação do instrumento de avaliação externa do Inep/MEC, que avalia as condições dos cursos. No cenário internacional, verificou-se que a União Europeia está atuando metodicamente para competir com as universidades americanas, modernizando seu sistema de ensino superior. O método utilizado para avaliar o ensino superior é o processo de acreditação, que pode ser realizado por instituições públicas ou privadas com a finalidade de certificar a qualidade do ensino. Ressalta-se ainda que o sistema de avaliação americano procura valorizar os currículos dos alunos para ingresso na universidade. Esse método tem sido também utilizado em países da Europa e da América Latina. Como resultado, percebeu-se que há necessidade de explorar mais as expressões “sistemas de avaliação” e “ensino superior” para melhorar a compreensão das especificidades do sistema de avaliação do ensino superior no Brasil e, assim, melhorar comparações e críticas que se possam fazer a ele em relação ao que é feito em outros países. Quanto ao refinamento dos artigos, observou-se que há  grande incidência de artigos publicados em revistas da área de avaliação da educação superior, os quais correspondem a 41,1% , e que estas apresentam 47,1% de publicações com Qualis A1.

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Publicado

2019-08-30