TRANSDISCIPLINARIDADE: TRANSIÇÃO DA VISÃO FRAGMENTADA DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DO RECORTE DISCIPLINAR, EM BUSCA DO PENSAMENTO COMPLEXO
Palavras-chave:
Paradigma Cartesiano, Conhecimento, ComplexidadeResumo
EEste texto tem como tema central a perspectiva de constituição do paradigma da complexidade como novo referencial para a percepção e a interpretação da natureza, bem como para a orientação do ser humano em suas ações, relações, interações e intervenções no meio em que vive, em oposição ou substituição ao paradigma cartesiano ou da modernidade. Para tanto, tece considerações sobre as manifestações de esgotamento do paradigma cartesiano e suas limitações em reconhecer, explicar e preservar a integridade da natureza segundo sua diversidade, interdependência e intercomplementaridade entre os diferentes biomas e formas de vida que a constituem. Aborda também os efeitos destrutivos das ações humanas levadas a efeito sob as orientações desse paradigma, comprometendo a permanência das condições saudáveis de vida no planeta e a garantia de continuação das gerações futuras. Além disso, em relação ao novo paradigma emergente, discute os efeitos da fragmentação do conhecimento com o advento do método científico e o surgimento da disciplinarização do currículo escolar, ambos decorrentes dos condicionamentos do paradigma da modernidade. O texto avança, abordando questões importantes, tanto para a constituição e a compreensão do novo paradigma quanto para o contexto da educação e das práticas pedagógicas comprometidas com as perspectivas de mudanças, rumo à superação da fragmentação das disciplinas do currículo escolar. Nesse sentido, apresenta a transdisciplinaridade como um princípio pedagógico que pode ser entendido como o embrião para a transição do pensamento disciplinar, cartesiano, para o pensamento complexo.
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