A CONSTRUÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DIANTE DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO

  • Ednaldo Gonçalves Coutinho Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Palavras-chave: Formação de professores, políticas de formação de professores de Ensino Médio e profissional, educação e trabalho.

Resumo

A proposta deste artigo é analisar as novas políticas de formação de professores diante das mudanças ocorridas no mundo do trabalho embasado nas políticas educacionais determinadas após aprovação da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (LDB/96). A presente discussão aborda o caráter orgânico dessas políticas, a extinção de postos de trabalho, a flexibilização e a polarização das competências buscando demonstrar que as políticas de formação de professores podem inviabilizar a construção da identidade de professor como cientista da educação para constituí-la como um executor de tarefas, devido ao aligeiramento e à desqualificação em sua formação. Dessa forma, o autor pretende contribuir para que os professores e suas organizações possam estabelecer uma pauta mínima de negociação com o MEC, visando assegurar as condições necessárias a uma formação que responda às novas demandas dos trabalhadores e excluídos.

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