TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA TEREZA TEODORO DE OLIVEIRA NO MUNICÍPIO DE CAROEBE-RORAIMA
Keywords:
Ensino-aprendizagem, Tecnologia, Smartfone, MotivaçãoAbstract
Este trabalho aborda o uso da tecnologia como auxílio no processo de ensino-aprendizagem de Química no 9.º ano do ensino fundamental de uma escola estadual no Município de Caroebe, em Roraima. A metodologia adotada foi um questionário com perguntas mistas para 18 professores e 40 alunos da escola. Com base nas respostas, foram construídos gráficos, e os resultados obtidos contrastados com a literatura. Além disso, foi realizado um levantamento bibliográfico, com consulta a livros e artigos, observando a importância do uso das tecnologias nas aulas de Ciências no cotidiano escolar. Foi ainda solicitada aos alunos a construção de um vídeo com a explicação de um experimento de livre escolha relacionado aos conteúdos de Química e a fotografia de um produto relacionado à linguagem química. As respostas aos questionários mostraram que 100% dos estudantes usam o celular para fazer cálculos, ver vídeos e pesquisar na internet; 85%, para revisar ou pesquisar conteúdos na web; 75% usam o datashow para apresentações; e que todos os professores participantes da pesquisa possuem computador e internet em casa, mas nem todos utilizam os recursos tecnológicos em suas aulas. Por isso, precisam ser estimulados e capacitados para usá-los, incorporando propostas mais centradas no aluno e na nova realidade. Além disso, foi possível observar, por meio dos vídeos e das fotografias dos produtos relacionados à linguagem química compartilhados nos grupos de WhatsApp, a facilidade da difusão da informação e do ensino-aprendizagem de Química.
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