ALÉM DOS MUROS ACADÊMICOS: Desafios da popularização da ciência para formação crítica da população e combate à desinformação
Keywords:
Popularização da ciência. Comunicação. Educação para ciência. DesinformaçãoAbstract
Este artigo discute obstáculos que ainda mantêm a produção científica distante da maior parte da população brasileira, apesar do interesse crescente por temas científicos. A partir dos dados mais recentes da Pesquisa Nacional de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia (CGEE/MCTI, 2024), e de uma análise fundamentada em referências que dialogam com a alfabetização científica, a linguagem simples e as práticas educomunicativas, a proposta argumenta que popularizar a ciência é um ato político e educativo. O texto enfatiza o papel da comunicação acessível e da presença da ciência em mídias digitais como estratégias para tornar o conhecimento científico mais próximo das realidades vividas pelas pessoas. Por fim, reforça a importância da educação para a ciência como caminho de longo prazo para enfrentar e prevenir a desinformação.
References
BATISTA, Andreza Pereira; FARIAS, Gabriela Belmont de; NUNES, Jefferson Veras. Popularização científica e desinformação: reflexões a partir de percepções públicas da ciência. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 27, e85326, p. 1‑21, 2022. DOI: <https://doi.org/10.5007/1518‑2924.2022.e85326. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/85326>. Acesso em: 14 mai. 2025.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
CAIRES, Luiza; NAOE, Aline. De cientista para jornalista: noções de comunicação com a mídia. São Paulo: Superintendência de Comunicação Social da USP, 2018. Disponível em: <https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2018/11/de-cientista-para-jornalista-FINAL.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2025.
CAIRES, Luiza. Cientistas que usam bem a mídia conquistam bons resultados para a sociedade. In: CAIRES, Luiza; NAOE, Aline. De cientista para jornalista: noções de comunicação com a mídia. São Paulo: Superintendência de Comunicação Social da USP, 2018. p. 7‑9. Disponível em: <https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2018/11/de-cientista-para-jornalista-FINAL.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2025.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS (CGEE). Pesquisa Nacional de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia. Brasília: MCTI, 2024. Disponível em: <https://percepcao.cgee.org.br>. Acesso em: 10 abr. 2025.
FARIAS, Maria Gerlane Gomes; SANTOS, Nayara Nazareno Lima. Ações de popularização, de divulgação da informação científica e de aproximação com a sociedade. Revista Ibero‑Americana de Ciência da Informação, v. 16, n. 1, p. 67‑87, 2023. DOI: <https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.45108. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/45108>. Acesso em: 20 mar. 2025.
GALVÃO, Taiane; NOLL, Márcio (org.). Guia prático de comunicação da ciência nos Institutos Federais: uma revista conversada. Brasília: Conif, 2020. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584507>. Acesso em: 25 mar. 2025.
MARQUES, David Fraga; ALVES, Camila Soares; ALENCAR, Gustavo Rodrigues. Pensar, agir e intervir: ações de extensão para o combate à desinformação na educação básica. Revista Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 36, n. 1, e74525, 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/2317175874525. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/74525>. Acesso em: 6 mai. 2025.
MEDEIROS, Paula. Comunicação dialógica e escuta social. In: REDE MINEIRA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (org.). Divulgação científica: boas práticas — iniciativas, experiências e reflexões. Belo Horizonte: RMCC, 2022. p. 149‑159. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/74525>. Acesso em: 24 mar. 2025.
MENOCIN, Karine Dal Piva. A ciência descomplicada do Manual do Mundo: interdiscurso como estratégia na popularização do conhecimento científico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/181663>. Acesso em: 28 mar. 2025.
NUNES, Suely Maria Matos et al. A popularização da ciência e a disseminação da informação científica. Convergência em Ciência da Informação,v. 2 n. 3 (2019): Anais do 3º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 3º ERECIN N-NE / Eixo 3. DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13718. Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/13718>. Acesso em: 28 mar. 2025.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Recomendação sobre ciência aberta. Paris, 2023. Disponível em: <https://www.unesco.org/open-science>. Acesso em: 20 mai. 2025.
PICCOLI, Renata; STECANELLA, Ana Maria. Popularização da ciência: uma revisão sistemática de literatura. Revista Educação e Pesquisa, v. 49, e239818, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349253818. Disponível em: <https://revistas.usp.br/ep/article/view/210734>. Acesso em: 19 mar. 2025.
PINTO, Thaís Sousa; SILVA, Lucas Ferreira; MEDEIROS, Maria Aparecida Araújo. As fake news influenciam o processo ensino e aprendizagem na educação de Ciências e Biologia? Revista de Ensino de Biologia, v. 15, n. 2, 2022. DOI: 10.46667/renbio.v15i2.760. Disponível em: <https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/760>. Acesso em: 20 mai. 2025.
PORFÍRIO, João Augusto; BALDINO, Mariana Ester. Perspectivas teórico‑conceituais de popularização da ciência: vulgarização, alfabetização e divulgação científica. Revista Científica de Educação, v. 3, publ. contínua, 2018. Disponível em: <https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/25>. Acesso em: 22 mai. 2025.
REDE MINEIRA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (org.). Divulgação científica: boas práticas — iniciativas, experiências e reflexões. Belo Horizonte: RMCC, 2022. Disponível em: <https://redemineiradecomunicacaocientifica.wordpress.com/wp-content/uploads/2022/06/ebook_livro-boas-pracc81ticas_final_pdf.pdf>. Acesso em: 28 abr. 2025.
ROCHA, Danielle et al. Estratégias de popularização da ciência e da saúde durante pandemia de coronavírus. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 240‑251, jul.–dez. 2020. Disponível em: <https://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/10265>. Acesso em: 9 mai. 2025.
SCHMIDT, Mateus; RODRIGUES, Mateus da Silva; ANTONOFF, Gabriel Sales. Diálogos: um guia para divulgação científica em linguagem simples. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2023. Disponível em: <https://revistadarcy.unb.br/images/extensao/produtos/dialogos_guia_divulgacao_cientifica.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2025.
SOUSA, Renata de Lima. Ciência na rede: popularização da ciência no canal Nerdologia. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) — Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: <https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7617>. Acesso em: 5 mai. 2025.
Downloads
Published
Issue
Section
License
O conteúdo da Norte Científico está protegido por meio da licença chamada “Atribuição”, da Creative Commons. Dessa forma, está autorizada a livre cópia, distribuição e utilização da obra, desde que seja dado o devido crédito.