AÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES
Abstract
Este artigo tem por finalidade propor o debate a cerca dos sentidos da ação social executada pelos Institutos Federais. Para tanto, propõe inicialmente um entendimento sobre o que seja um fato social com fundamento nos estudos de Durkheim e o que seja uma ação social fundamentado em Weber. A partir desses entendimentos, faz uma descrição do Instituto Federal ente público, concebido neste trabalho, como um organismo social com estrutura organizacional, objetivos e finalidades definidas em lei, que do ponto de vista sociológico se constitui em um ator social responsável pelas ações relacionadas à execução das Políticas Públicas do governo federal para a Educação Profissional. Para as considerações sobre as ações desse ator social, partiu-se de uma situação hipotética sobre o cotidiano de uma unidade de ensino - câmpus, na qual os docentes, alunos e equipe de gestão são considerados como agentes sociais responsáveis pela execução das ações sociais do Instituto Federal. Sob essa ótica, o texto analisa e relativiza as possibilidades do cumprimento dos objetivos e finalidades propostos para os Institutos Federais, a partir da analise dos sentidos e do curso das ações executadas pelos docentes, alunos e gestores, interpretados a partir da forma de presença e as atitudes desses agentes sociais frente ao cotidiano da unidade de ensino - câmpus dessa instituição.
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