POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: um desafio nas escolas do Estado de Roraima
Keywords:
Políticas públicas., Políticas Públicas, Educação., Educação, Escola.Abstract
O objetivo deste artigo é situar o processo de institucionalização da educação ambiental no Estado de Roraima. Esse processo apresenta características de ações sistêmicas de valorização das práticas dialógicas e está relacionado com o estado da arte e com as políticas públicas de educação ambiental no atual contexto. Para alcançar o objetivo, identificaram-se os agentes dessa construção e as discussões que geraram incentivos para a criação de responsabilidades ambientais e deram origem à proposta desenvolvida nas escolas da rede pública de Roraima com ênfase no espaço educador sustentável. A metodologia adotada foram levantamentos bibliográficos e análises documentais por meio da leitura dos Relatórios de Atividades da Secretaria Estadual de Educação. Essa estratégia permitiu verificar a evolução das políticas ambientais para as escolas públicas do estado. O cenário apresentado mostrou resultados positivos de ações e políticas de educação ambiental produzida com base em uma perspectiva de descentralização, compartilhamento, disseminação de valores democráticos e proposições político-pedagógicas que induzem e estimulam uma educação para a sustentabilidade. Nessas proposições, constam a formação continuada de professores, a inserção da educação ambiental no currículo escolar, a criação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vidas), a implantação e a implementação da Agenda 21, a avaliação e o acompanhamento de projetos em educação ambiental, as Conferências Infantojuvenis pelo Meio Ambiente e a utilização de recursos financeiros oriundos do FNDE para o fortalecimento dessas políticas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
O conteúdo da Norte Científico está protegido por meio da licença chamada “Atribuição”, da Creative Commons. Dessa forma, está autorizada a livre cópia, distribuição e utilização da obra, desde que seja dado o devido crédito.