METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA: A CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DO TERCEIRO SEGMENTO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA-RR
Keywords:
Geografia, Cartografia, Ensino-aprendizagem, Realidade, Boa VistaAbstract
O presente trabalho apresenta uma breve análise do ensino da cartografia na EJA, no segundo e terceiro segmentos, em escolas públicas estaduais da cidade de Boa Vista-RR. A Geografia exerce um papel importante na construção do conhecimento dos alunos dos níveis fundamental e médio e, assim como as outras disciplinas, tem a faculdade de ajudá-los a desenvolver uma visão crítica, capacitando-os a avaliar, interpretar e entender o mundo à sua volta. Assim, o ensino de cartografia torna-se fundamental, visto que os discentes precisam ser preparados para construir conhecimentos básicos sobre as diversas linguagens utilizadas pela Geografia na representação da paisagem. Percebe-se, no entanto, que ao longo dos anos, os docentes que atuam no ensino dessa disciplina, licenciados na área ou não, estão reduzindo o conteúdo de cartografia em suas aulas, revelando, desse modo, o baixo nível de conhecimento que possuem em relação ao assunto , suas especificidades e as metodologias que devem ser utilizadas para a obtenção de melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem. Partindo desse contexto, o presente artigo objetivou analisar a percepção docente sobre as noções básicas da cartografia no processo de ensino-aprendizagem em escolas públicas de Boa Vista-RR. Para a concretização da pesquisa, foi realizada a aplicação de questionários a professores e alunos de diversas escolas da cidade com perguntas sobre cartografia, seus conceitos e metodologias empregadas em sala de aula, bem como sobre a compreensão desse conteúdo por parte dos estudantes. Os resultados alcançados demonstram que, apesar do trabalho desenvolvido pelos professores em sala de aula, há necessidade da utilização de novas metodologias e maior qualificação profissional, para que a cartografia possa ser ensinada associada às novas tecnologias disponíveis, tornando-se, dessa maneira, mais facilmente compreendida pelos discentes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
O conteúdo da Norte Científico está protegido por meio da licença chamada “Atribuição”, da Creative Commons. Dessa forma, está autorizada a livre cópia, distribuição e utilização da obra, desde que seja dado o devido crédito.