PROGRAMA “VALLE DO RIO BRANCO”: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA PROMOÇÃO DA VALORIZAÇÃO DOS PATRIMÔNIOS IMATERIAIS E MATERIAIS NO ESTADO DE RORAIMA

Authors

  • Francisleile Lima Nascimento Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Leila Adriana Baptaglin Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Keywords:

Patrimônio cultural, Educação Patrimonial, Valorização, Educação, Roraima

Abstract

Para estudar o patrimônio cultural no contexto da população local, faz-se necessário entender os processos de transformações que compõem uma valorização ou não desse patrimônio ao longo do tempo, bem como as principais diferenças entre os conceitos e os entendimentos locais de preservação, resgate e restauração de seus patrimônios. No Programa Valle do Rio Branco, a participação ativa da UFRR nas comunidades incentiva a criação de projetos a serem desenvolvidos nos municípios. Assim, por meio de ação de Educação Patrimonial, busca-se proporcionar instrumentos que promovam a valorização e a preservação do patrimônio material e imaterial das comunidades. Para isso, trabalha-se em interação com a escola, como lugar de memória, fortalecendo a conscientização de docentes e discentes acerca da importância da preservação do patrimônio. Nesse sentido, a ação vem divulgando, expondo o tema e incentivando a comunidade escolar de cada um dos 15 municípios do Estado de Roraima a promover a  preservação do patrimônio material e imaterial.

Author Biographies

  • Francisleile Lima Nascimento, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

    Licenciatura em Geografia pela UERR

    Bacharelado em Geografia pela UFRR

    Especialização em Plan.Gest.Emp.de Destinos Turísticos Sustentáveis pelo IFRR

    Mestranda em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela UFRR

  • Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

    Licenciatura e Bacharelado em Artes Plásticas pela UFSM

    Especialista em Gestão Cultural pela UFSM

    Mestre em Educação e em Patrimônio Cultural pela UFSM

    Doutora em Educação pela UFSM

    Professora do Curso de Artes Visuais/UFRR

Published

2017-12-22