JOGOS E BRINCADEIRAS QUE FACILITAM A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Keywords:
Educação infantil. Conhecimento lógico-matemático. Jogos. Brincadeiras.Abstract
Olhar os jogos como recursos para facilitar a aprendizagem, para resolução de problemas, como desafios a serem apresentados aos alunos é a nossa proposta para a educação infantil. Os parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática enfatizam que os jogos provocam desafios genuínos nos alunos, gerando interesse e prazer e, por isso mesmo, devem fazer parte da cultura escolar. Entretanto, o professor deve ser o mediador da construção do conhecimento lógico-matemático. Dizer o que a criança deve fazer é, acima de tudo, podar o que a criança tem de mais importante para essa construção: a criatividade e autonomia de ser um indivíduo cognoscente. É com esse pensamento que gostaríamos de compartilhar com vocês, neste artigo, as conclusões dos trabalhos de pesquisa feita na educação infantil, em algumas escolas do Sul do Estado de Roraima, através de experiências com jogos e brincadeiras, com intuito de criar um meio lúdico para as crianças construírem seu conhecimento lógico-matemático numa proposta construtivista. Sendo assim, a análise do papel do jogo e brincadeiras na construção do conhecimento lógico-matemático, na tentativa de aproveitar todo o potencial da criança, é uma tarefa do educador na sua prática cotidiana.
Downloads
Issue
Section
License
O conteúdo da Norte Científico está protegido por meio da licença chamada “Atribuição”, da Creative Commons. Dessa forma, está autorizada a livre cópia, distribuição e utilização da obra, desde que seja dado o devido crédito.