REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: TRAJETÓRIA SOCIAL DAS PESSOAS SURDAS

Authors

  • Sueli Lima Santana Centro de Apoio Pedagógico Para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP/DV)

Keywords:

Currículo. Educação. Ensino. Aprendizagem. Cultura.

Abstract

O presente artigo ressalta a importância do estudo sobre as questões curriculares na educação da pessoa surda. Desde uma abordagem sócio-cultural, aprofunda-se a relevância significativa que o professor assume no processo educacional do aluno surdo. Objetiva favorecer reflexões sobre o processo ensino e aprendizagem numa perspectiva curricular flexível que atenda e respeite as diferenças as diversidades e contemple o aspecto sócio-histórico-cultural do indivíduo. O texto é resultado de pesquisa bibliográfica e docência em uma turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA, 1º segmento com alunos surdos. Tem por finalidade, provocar reflexões sobre o tema em questão e incentivar o leitor a aprofundar estudos sobre o mesmo.