PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO LIFE

Authors

  • Jocelaine Oliveira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

Keywords:

LIFE, Material didático, Educação básica

Abstract

O presente artigo objetiva relatar a experiência vivenciada nos anos de 2013 e 2014, no âmbito do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) originário de um projeto submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2012, e executado em parceria com o Programa de Bolsa de Extensão (PBAEX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)/. Propusemos, à época, promover a produção de materiais didáticos, voltada à Educação Básica, através de oficinas pedagógicas, tendo como foco de abrangência a Escola Estadual Major Alcides Rodrigues do Santos. Primeiramente, analisou-se e comparou-se os materiais didáticos ofertados pela escola, a fim de identificar sua adequação aos preceitos da Lei de Dretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Com base nessas análises, foram propostas oficinas de produção de material didático com atividades presenciais, no espaço do LIFE, e a distância, utilizando a plataforma MOODLE. Ao longo de 10 meses, junto aos 20 docentes participantes e aos discentes do Curso de Letras – Espanhol e Literatura Hispânica do IFRR, aprofundamos os estudos e as reflexões sobre a produção e utilização de material didático, com a finalidade de subsidiar a construção de materiais contextualizados e interdisciplinares, conforme proposta do projeto que deu origem ao LIFE/IFRR. Para fins deste relato, o texto que segue apresentará, incialmente, a concepção do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores,. Depois, apresentaremos o desenvolvimento das oficinas de Produção de material didático, desenvolvidas em parceria com este Laboratório, incluindo os resultados ali gerados. Por fim, proporemos algumas linhas reflexivas sobre a experiência, na perspectiva de compartilhar saberes e fomentar indagações.

Published

2018-12-28