CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA TUXAUA RAIMUNDO TENENTE:

UMA AÇÃO COLETIVA E PARTICIPATIVA

Autores

  • Thays Cristine Soares de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Educação Escolar Indígena, Participativo e Coletivo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de construção do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Tuxaua Raimundo Tenente – Comunidade Araçá, destacando-se os procedimentos adotados para fomentar a participação de toda a comunidade escolar, pensando na educação para a democracia e a formação de sujeitos críticos, reflexivos, criativos, participativos e comprometidos no e com o processo de transformação da comunidade local. Como metodologia para realização dos trabalhos optou-se pela realização de oficinas, com uso de dinâmicas e técnicas que propiciaram interação entre a comunidade escolar, discussões e sistematização das ideias que surgiram nos grupos de trabalhos assim como sugestões para uma melhor organização da escola. Contou-se com a participação de moradores da comunidade, oportunizando a eles uma experiência ímpar na execução do trabalho. Apesar de ter sido um desafio para os proponentes, as dificuldades deram lugar a uma construção coletiva prazerosa e de grande relevância para todos. O Projeto Político Pedagógico da escola, que antes parecia tão distante de ser efetivado, agora está mais próximo do real e todos os membros da comunidade vivenciaram e tiveram a oportunidade de participar de cada etapa, confirmando-se, assim, como deve ser o processo de construção de um PPP, participativo e coletivo.

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Publicado

2018-12-28