TÉCNICAS EM VENDAS: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS - UM PROJETO QUE DEU CERTO
Palavras-chave:
Técnicas em vendas, Mídias sociais e digitais, Micro e pequenas empresasResumo
A proposta deste trabalho é apresentar o projeto de extensão realizado pelas alunas do curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio, juntamente com as professoras responsáveis, no Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (CBVZO/IFRR). O projeto objetivou relacionar teoria e prática com a temática de técnicas em vendas e a importância das redes sociais e digitais na era da informação. Para execução das atividades previstas, sistematizou-se a análise de literaturas sobre os assuntos a serem abordados e se firmaram parcerias com o SEBRAE/RR e a Assessoria de Comunicação do IFRR. Disso resultou um minicurso de 15 horas envolvendo a participação de empresários locais, alunos da instituição de ensino e outros públicos. Foi gerado um debate sobre qualidade no atendimento, o perfil e as funções profissionais, técnicas de negociação e fechamento de vendas e utilização das mídias tecnológicas para vendas pelas micro e pequenas empresas.