LETRAMENTO MATEMÁTICO PARA O MUNDO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA PESSOAS SURDAS
Keywords:
Letramento Matemático, Material Didático Bilíngue, Pessoa SurdaAbstract
O presente resumo apresenta um recorte do Curso de Letramento Matemático destinado às Pessoas Surdas matriculadas em alguma Unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, ou membro da Associação de Surdos de Roraima. Em sua quarta versão a experiência do letramento envolveu conceitos matemáticos pertinentes ao mundo do trabalho e educação financeira, abordou temas como economizar para realizar sonhos, orçamento familiar, metas para organização financeira, porcentagem e empreendedorismo. Além dos temas mencionados, foi desenvolvido, também, conceitos de numeramento sobre as diferentes interfaces dos números, preenchendo a lacuna das quatro operações e matemática financeira. O objetivo da ação foi trabalhar atividades relativas ao mundo do trabalho e educação financeira, motivadas por situações do cotidiano dos participantes, de forma a interagir conceitos e realidade. Os encontros de letramento aconteceram sempre às terças-feiras e contou com a participação de vinte e quatro pessoas surdas. O curso teve o apoio de um professor de matemática, uma professora de Libras, uma pedagoga e três intérpretes. As atividades e os conceitos matemáticos foram construídos com o auxílio das professoras, o repertório matemático teve a contribuição dos intérpretes. Foram realizados registros escritos em Língua Portuguesa e orais em Língua Brasileira de Sinais. O Material Didático escrito a princípio foi elaborado e disponibilizado na Língua Portuguesa e posteriormente amadurecido para uma construção bilíngue, Libras e Português. O ganho que o Material Didático Bilíngue trouxe foi uma maior interação dos cursistas nas atividades, ampliando o entendimento e a construção do conhecimento matemático aplicado às atividades do seu cotidiano, além da produção de uma apostila bilíngue para se trabalhar conceitos de matemática com pessoas surdas, num ambiente onde o Letramento Matemático pode estar presente de forma lúdica e com aplicações em situações do cotidiano dos cursistas, impactando na organização financeira e planejamento para possibilidades de realização de sonhos, alguns nunca sonhados, o que levou a uma compreensão e aplicação da matemática, com seu impacto sobre a sociedade potencializando sonhos para o futuro.