LETRAMENTO MATEMÁTICO PARA O MUNDO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA PESSOAS SURDAS

Autores

  • Adnelson Jati Batista Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Anazita Lopes de Miranda Viana Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Aurea Luiza Azevedo de Miranda Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Jullyandry Coutinho Viana dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Guilherme Cury Soares Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Shirley do Socorro Gemaque de Oliveira Secretaria de Estado de Educação e Desportos (SEED/RR)

Palavras-chave:

Letramento Matemático, Material Didático Bilíngue, Pessoa Surda

Resumo

O presente resumo apresenta um recorte do Curso de Letramento Matemático destinado às Pessoas Surdas matriculadas em alguma Unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, ou membro da Associação de Surdos de Roraima. Em sua quarta versão a experiência do letramento envolveu conceitos matemáticos pertinentes ao mundo do trabalho e educação financeira, abordou temas como economizar para realizar sonhos, orçamento familiar, metas para organização financeira, porcentagem e empreendedorismo. Além dos temas mencionados, foi desenvolvido, também, conceitos de numeramento sobre as diferentes interfaces dos números, preenchendo a lacuna das quatro operações e matemática financeira. O objetivo da ação foi trabalhar atividades relativas ao mundo do trabalho e educação financeira, motivadas por situações do cotidiano dos participantes, de forma a interagir conceitos e realidade. Os encontros de letramento aconteceram sempre às terças-feiras e contou com a participação de vinte e quatro pessoas surdas. O curso teve o apoio de um professor de matemática, uma professora de Libras, uma pedagoga e três intérpretes. As atividades e os conceitos matemáticos foram construídos com o auxílio das professoras, o repertório matemático teve a contribuição dos intérpretes. Foram realizados registros escritos em Língua Portuguesa e orais em Língua Brasileira de Sinais. O Material Didático escrito a princípio foi elaborado e disponibilizado na Língua Portuguesa e posteriormente amadurecido para uma construção bilíngue, Libras e Português. O ganho que o Material Didático Bilíngue trouxe foi uma maior interação dos cursistas nas atividades, ampliando o entendimento e a construção do conhecimento matemático aplicado às atividades do seu cotidiano, além da produção de uma apostila bilíngue para se trabalhar conceitos de matemática com pessoas surdas, num ambiente onde o Letramento Matemático pode estar presente de forma lúdica e com aplicações em situações do cotidiano dos cursistas, impactando na organização financeira e planejamento para possibilidades de realização de sonhos, alguns nunca sonhados, o que levou a uma compreensão e aplicação da matemática, com seu impacto sobre a sociedade potencializando sonhos para o futuro.

Biografia do Autor

  • Adnelson Jati Batista, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Professor de Matemática do IFRR/Campus Boa Vista.

  • Anazita Lopes de Miranda Viana, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Professora de LIBRAS do IFRR/Campus Boa Vista.

  • Aurea Luiza Azevedo de Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Tradutor/a e Intérprete de LIBRAS/Campus Boa Vista.

  • Jullyandry Coutinho Viana dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Tradutor/a e Intérprete de LIBRAS/Campus Boa Vista.

  • Guilherme Cury Soares, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Tradutor/a e Intérprete de LIBRAS/Campus Boa Vista.

  • Shirley do Socorro Gemaque de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação e Desportos (SEED/RR)

    Professora Pedagoga/Secretaria de Educação do Estado de Roraima

Downloads

Publicado

2020-01-28