AXÉ KITANDA: Feira cultural de religiões de matrizes africanas

Authors

  • Woshington Sousa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Amarildo Ferreira Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR https://orcid.org/0000-0002-5734-7916
  • Ester Cardoso Dionísio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Raimundo Nonato de Jesus Nonato de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Keywords:

Feira Cultural, Antirracismo, Religiões de matriz africana

Abstract

O projeto AXÉ KITANDA teve como objetivo a organização de uma feira cultural destinada a expor os saberes, práticas e vivências dos povos de terreiros de religiões de matrizes e motrizes africanas de Boa Vista, Roraima. O projeto visou promover a compreensão e a apreciação dessas religiões, contribuindo para a disseminação e divulgação de suas crenças e práticas, além de fomentar o respeito às comunidades praticantes como uma prática antirracista. A feira foi realizada nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Campus Boa Vista Zona Oeste. Na religião iorubá, a palavra “AXÉ” significa “energia”, “poder” ou “força”, referindo-se à força sagrada que sustenta os terreiros de candomblé. Já o termo “KITANDA” significa “feira” em Kimbundu, idioma africano falado pelos povos do Ndongo e da Matamba, atuais territórios de Angola. Esses termos refletem a essência do projeto, que criou um espaço de diálogo entre os povos de terreiro e a comunidade. Durante a execução do projeto, foram realizadas visitas com o intuito de estabelecer parcerias com terreiros em Boa Vista. Essas parcerias foram fundamentais para a realização da feira cultural, permitindo a contribuição direta das comunidades de terreiro. No evento, foram organizadas atividades, incluindo uma mesa redonda sobre a participação da juventude nas tradições de religiões de matriz africana e uma exposição de objetos e vestimentas utilizados pelos povos de terreiro. Os resultados obtidos com a feira foram satisfatórios, com alcance do objetivo de disseminar conhecimento e práticas dessas religiões, evidenciado pelo interesse demonstrado pelas pessoas que tinham pouco ou nenhum conhecimento sobre essas tradições. A feira proporcionou uma oportunidade para a comunidade local aprender e apreciar a riqueza cultural e espiritual das religiões de matrizes africanas, promovendo um ambiente de respeito e valorização da diversidade. Em suma, o projeto AXÉ KITANDA não apenas cumpriu seu propósito de educar e sensibilizar o público sobre as religiões de matrizes africanas, mas também contribuiu para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

Author Biographies

  • Woshington Sousa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Bolsista do Pbaex/IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste

  • Amarildo Ferreira Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR

    É pesquisador em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, laica e para todos, e continua querendo saber: QUEM MANDOU MATAR MARIELLE FRANCO? //

    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR e coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnopolítica, Pensamento Administrativo e História do Estado e das Instituições - Epahei. Doutor em Ciências, área de concentração Desenvolvimento Socioambiental, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA), com estágio Estudiante Tesista de Postgrado no Laboratorio de Procesos Etnopolíticos y Culturales do Centro de Antropologia do Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas (IVIC). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA) e bacharel em Administração pela Faculdade Ideal - FACI, com Certificação de Qualidade pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório do Mundo do Trabalho (OMT) do IFRR, da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), da Red de Patrimonio de Venezuela (REDpatrimonio.VE) e da Rede de Pesquisadores de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas da Pan-Amazônia (TPP - PAN-AMAZÔNIA).

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9953932663981319

  • Ester Cardoso Dionísio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Voluntária do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste

  • Raimundo Nonato de Jesus Nonato de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

    Voluntário do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste

Published

2024-12-13