METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO: RELATO DE UM PROJETO INTEGRADOR

Autores

  • Janaína da Silva Cruz Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
  • Luanda Moura Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR
  • Marlucia Silva de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Ensino. Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) em um contexto educacional voltado para o ensino de administração, com o desenvolvimento do empreendedorismo. O projeto integrador desenvolvido em sala de aula teve como objetivo coordenar uma campanha de arrecadação de roupas profissionais, visando beneficiar pessoas em busca de emprego e aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. Os estudantes foram desafiados a aplicar conhecimentos teóricos de gestão, comunicação e empreendedorismo, enquanto desenvolviam competências como trabalho em equipe, liderança, planejamento estratégico e resolução de problemas. Durante a execução do projeto, os discentes participaram de todas as etapas, desde o diagnóstico das necessidades da comunidade local até a implementação e avaliação da campanha, promovendo a integração entre teoria e prática. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante, relatos reflexivos dos alunos e análise documental como principais fontes de dados. Os resultados indicaram que o uso de PBL aumentou o engajamento e a motivação dos estudantes, além de promover o desenvolvimento de habilidades essenciais para o ambiente profissional, como autonomia, criatividade e pensamento crítico. O estudo conclui que a aplicação de metodologias ativas pode tornar o processo de aprendizagem mais significativo e preparar os alunos para desafios reais, tanto no mercado de trabalho quanto em iniciativas de impacto social.

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Publicado

2025-06-30