PROPOSTA DE PROJETO INTEGRADOR RESULTANTE DE ESTUDO COMPARATIVO DE MODELOS DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Autores

  • Paulo Sérgio Romeu Alvarenga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
  • Arminda Eugenia Marques Campos Departamento de Engenharia de Produção - FEG/UNESP
  • José de Souza Rodrigues Departamento de Engenharia de Produção – FEB/UNESP
  • Ana Cláudia de Oliveira Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)

Palavras-chave:

Educação empreendedora, Aprendizagem baseada em projetos, Projeto integrador, Educação do campo, Ensino técnico

Resumo

A educação empreendedora pode melhorar diversos aspectos comportamentais dos alunos, por exemplo, incentivá-los a criar o próprio emprego, e o desenvolvimento de projetos pode estimular a evolução de diversas habilidades e competências empreendedoras esperadas em estudantes de cursos técnicos. Observadas as duas premissas, questiona-se: como uni-las para cumprir a dupla função de enriquecer a permanência do aluno na escola e melhorar sua formação e seu aprendizado? Este estudo propôs o uso de projeto integrador como estratégia para desenvolver habilidades e competências empreendedoras em alunos de uma escola agrícola federal. A pesquisa foi exploratória com o método do estudo de caso, a partir de uma leitura do contexto amparada por dados coletados e documentos analisados. O estudo baseou-se na análise documental da proposta pedagógica do curso Técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio e em modelos que envolvem educação empreendedora e aprendizagem baseada em projetos. Como resultado, foi elaborada uma proposta de projeto integrador, considerando a alteração curricular. A proposta é também uma resposta a alguns desafios encontrados, tais como a necessidade de permanência dos discentes na escola em intervalos sem atividades programadas e a superação de limitações impostas pelo desenvolvimento de projetos em disciplinas isoladas, algo que é semelhante, em termos de prática pedagógica, com o modelo tradicional de ensino. A proposta ainda é embrionária, cabendo maior refinamento dos conteúdos dos componentes curriculares. Acredita-se que uma discussão coletiva acerca do nível de detalhamento deve envolver todo o corpo docente, proporcionando maior coerência e consistência, aumentando as perspectivas de sucesso.

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Publicado

2019-08-30